Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Retenção de histórico escolar é proibida

São proibidas a suspensão de provas escolares, a retenção de documentos escolares ou a aplicação de quaisquer outras penalidades pedagógicas por motivo de inadimplemento, sujeitando-se o contratante, no que couber, às sanções legais e administrativas compatíveis com o Código de Defesa do Consumidor, e com os arts. 177 e 1.092 do Código Civil Brasileiro, caso a inadimplência perdure por mais de noventa dias (artigo , caput, da Lei nº 9.870, de 23 de novembro de 1999).

Tendo por base o dispositivo legal acima, a Promotora de Justiça de Defesa da Educação, Carla Campos Amico, expediu a Recomendação nº 003/2011 para garantir o acessoa de crianças e adolescentes à educação; pois segundo ela a retenção de histórico escolar e/ou documentos de transferência inibe o acesso do educando à outra instituição de ensino privado ou público, impedindo a continuidade do processo de aprendizagem.

Para evitar esse tipo de situação, a Promotora de Justiça recomenda aos proprietários de estabelecimentos de ensino privado de Educação Básica de Natal que, quando solicitado, expeçam histórico e/ou documentos de transferência dos alunos matriculados em suas instituições de ensino, independentemente da adimplência das obrigações pecuniárias decorrentes do contrato de prestação de serviço educacional contratado.

  • Publicações3403
  • Seguidores24
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações7428
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/retencao-de-historico-escolar-e-proibida/2565841

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)