Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Acari: MP recomenda maior proteção à imagem de crianças e adolescentes

    O Ministério Público Estadual, por intermédio da Promotoria de Justiça de Acari, encaminhou recomendação ao Delegado de Polícia Civil no município e aos Comandantes do Destacamento da Polícia Militar de Acari e Carnaúba dos Dantas para que se abstenham de fornecer dados à imprensa sobre a prisão civil de devedores de alimentos que estejam sendo judicialmente executados naquela Comarca.

    A representante do MP, destaca que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) dispõe sobre a necessidade de se respeitar o segredo de justiça nos procedimentos que tratem sobre interesse de menores. E lembra também que a Lei nº 8.069/90, do ECA, disciplina sobre o respeito que se deve ter à imagem de crianças e adolescentes em processos para a obtenção de alimentos, prevendo ainda sua inviolabilidade física, psíquica e moral.

    A Promotora de Justiça de Acari partiu do fato de que, nos últimos dias, diversos blogs têm publicado notícias sobre a prisão civil de habitantes de Acari que respondem processo por motivo de dívida alimentar.

    A Recomendação teve embasamento no Estatuto da Criança e do Adolescente, que garante o sigilo nos procedimentos judiciais e extrajudiciais as quais envolvam crianças e adolescentes para a proteção de sua imagem.

    O MP alerta que a divulgação desse tipo de informação sigilosa configura indevida exposição da intimidade de menores, além de ser grave atentado ao segredo de justiça.

    Dessa forma, foi recomendado que o Delegado de Polícia Civil responsável pela Comarca de Acari, assim como os comandantes do Destacamento da Polícia Militar de Acari e Carnaúba dos Dantas, não forneçam dados à imprensa sobre à prisão civil de pessoas com dívidas alimentares os quais estejam sendo judicialmente executados.

    A representante do Ministério Público Estadual concedeu o prazo de dez dias para que o Delegado e os Comandantes informem quais providências foram tomadas, sob pena da adoção das medidas cabíveis.

    • Publicações3403
    • Seguidores24
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações74
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acari-mp-recomenda-maior-protecao-a-imagem-de-criancas-e-adolescentes/111981465

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)